Índice
Toda a alimentação saudável e dietas sem restrições podem incluir frutas que ajudam a emagrecer no cardápio
As frutas que ajudam a emagrecer são especiais, porque contribuem não só com vitaminas e minerais, como também contêm poucas calorias ou fornecem maior saciedade.
Ainda que perder peso, exija força de vontade e autocontrole, o processo fica mais fácil quando não exitem tantas restrições de alimentos.
Afinal, algumas dietas restringem inclusive o consumo de frutas e como resultado, o pós dieta acaba se tornando um problema com o efeito sanfona.
Isso acontece porque perder peso rápido cortando alimentos ou deixando de comer o necessário, obviamente emagrecer e claro, aumenta as chances de ter alguma doença como a anemia.
Como é possível emagrecer com ajuda das frutas?
Resumindo, algumas frutas se ingeridas com moderação tem mais capacidade de acelerar o metabolismo que outras.
Portanto, durante o processo de emagrecimento para mais resultados o ideal é escolher as que trazem mais benefícios para o objetivo a ser alcançado. Contudo, isso não significa que as demais frutas que não estão nesta lista sejam ruins.
O que acontece é que ambas as frutas, podem ter características e benefícios diferentes, bem como o sabor e cor costuma mudar conforme o tipo.
As que estão listadas na postagem de hoje, são as frutas que ajudam a emagrecer por possuírem mais efeitos na perda de peso saudável.
Entre estes efeitos, destacam-se as frutas com maiores quantidades de antioxidantes, pois assim auxiliam na eliminação do excesso de toxinas e líquidos do corpo.
De modo geral, as frutas, são alimentos nutritivos e cheios de benefícios, quando integradas corretamente nas dietas. Muitas delas conseguem até mesmo, dar uma sensação de maior saciedade por mais tempo, o que reduz a vontade de comer fora de hora.
Outro lado positivo, é que as frutas ajudam a controlar a vontade por doces, já que podem facilmente ser usadas no lugar daquelas sobremesas super calóricas e dar aquele “up” nas energias para realizar as tarefas diárias.
Portanto, sim, é possível emagrecer com ajuda das frutas! Contudo, apesar de serem naturais e saudáveis, precisam ser incluídas com moderação em uma dieta balanceada.
Vejamos agora uma lista, com 24 frutas que ajudam na perda de peso.
1- Pêssego: Ameniza a vontade por doces
De sabor adocicado, o pêssego é um bom recurso para diminuir aquele desejo por doces. Mas, seu benefício vai além do sabor.
Repleto de vitaminas e antioxidantes o pêssego age como diurético natural, o que pode torna-lo um forte aliado das dietas para emagrecer.
2 – Maçã: Acelera o metabolismo
Além de acelerar o metabolismo, a maçã ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos, colesterol e glicose no sangue.
Isso tudo porque ela contém metionina e pectina que, é um tipo de fibra que auxilia na redução da absorção de gorduras no organismo.
Aliás, é desta fruta feito um tempero que é o queridinho das dietas emagrecedoras e também tem muitos benefícios para a saúde. Você já sabe qual é?
Estamos falando do vinagre de maçã! O vinagre de maçã ajuda a evitar que os carboidratos sejam absorvidos durante as refeições, além de trazer maior sensação de saciedade.
São esses os principais fatores que colocam a maçã na nossa lista de frutas que ajudam a emagrecer com saúde e sabor.
3 – Maçã verde: Contém mais fibras e antioxidantes que a vermelha
Como já vimos acima, a maçã é ótima, seja por seus benefícios a saúde ou para o processo de emagrecimento.
Mas a sua concorrente, denominada de maça verde, consegue ser ainda melhor que as demais.
Isto se deve, por ela conseguir evitar processos inflamatórios, associados a obesidade, justamente por ter maior quantidade de fibras e antioxidantes.
4 – Romã: Umas das frutas que ajuda a emagrecer por ter pouca caloria
Com poucas calorias, e uma boa quantidade de fibras. As romãs são frutas bem saborosas e que ajuda a dar aquela sensação de saciedade, sendo assim, é uma boa opção para quem quer emagrecer.
Vale lembrar que os benefícios da romã vão muito mais além dos citados acima. Isso, porque ela é considerada uma poderosa opção anti-inflamatória, na prevenção de câncer e até mesmo no combate a doenças intestinais.
5 – Banana: Adeus câimbras
A banana é aliada de quem pratica atividades físicas, pois ajuda a prevenir cãibras. É uma fruta rica em potássio, triptofano e magnésio e com isso, ela colabora no controle da vontade de comer doces.
Apesar dela ser um pouco, mais calórica que outras frutas desta lista, ela é aliada das dietas para emagrecer e também uma ótima substitua do açúcar refinado em bolos e sorvetes.
6 – Morango ajuda a emagrecer por ser anti-inflamatório
Os morangos tem poucas calorias, sendo também considerados anti-inflamatórios naturais, devido à presença de vitamina C em sua composição.
Apesar de pequenos, os morangos são versáteis na culinária e gastronomia pelo mundo, além de serem ótimos in-natura a qualquer hora do dia.
7 – Goiaba: Sabor intenso e muitas fibras
A goiaba está nessa lista das frutas que ajudam a emagrecer, porque tem poucas calorias e muitas fibras. Pela quantidade de fibras ela pode se encaixa entre as frutas que amenizam a fome fora de hora.
No entanto, o benefício mais lembrado esta no fato dela ajudar a manter o açúcar no sangue em níveis normais. Outro ponto positivo vai para a grande quantidade de vitamina C a pelo potássio abundante, o que colabora para evitar gripes e para manter uma pressão arterial normal.
8 – Pera: Fruta diurética
A pera possui um baixo índice glicêmico, e muitas fibras. Com ações diuréticas, é uma boa escolha para dietas. Suas calorias são baixas e ela é ideal para aquela fome fora de hora.
9 – Melancia: Rica em água
Uma opção suculenta e adocicada, perfeita para os dias de calor, não é?! Ainda mais geladinha.
E o melhor de tudo, devido a ser composta por aproximadamente de 90% de água, a melancia ajuda a emagrecer e sacia a fome mesmo tendo poucas calorias. Por este motivo ela também costuma estar bastante presento em sucos detox.
Porém, além de ser composta por muita água, a melancia tem fibras e possui citrulina, um aminoácido que melhora a circulação vascular dos tecidos, ou seja, ela é um alimento aliado da prevenção da celulite.
10 – Melão: A fruta de digestão rápida
O melão é um bom aliado do emagrecimento, pois, assim como a melancia tem uma grande quantidade de água e pouquíssimas calorias. Considerada uma fruta de digestão rápida, ajuda a eliminar toxinas pela urina.
11 – Amora: a fruta que ajuda a emagrecer e previne diabetes
A amora é pouco calórica e com baixos índices de carboidratos. Ela pertence a uma categoria denominada frutas vermelhas, assim como o morango. O principal motivo que a torna aliada das dietas são as fibras e as vitaminas K e B.
As folhas do pé de amora costumam ser usadas para prevenir ou auxiliar no tratamento caseiro de diabetes. Elas contém um composto químico, chamado “1-desoxinojirimicina” e com elas costuma ser feito chá.
12 – Abacaxi: Da polpa a casca
O abacaxi, ajuda a emagrecer porque, é mais uma fruta rica em água e que também tem efeitos diuréticos, além de colaborar na redução de algumas medidas.
Você sabia que além da polpa que estamos acostumados a comer, a casca do abacaxi rende várias receitas e benefícios? Isso acontece porque na casca do abacaxi se encontra a maior concentração de fibras, vitaminas e nutrientes da fruta.
13 – Kiwi: Rico em vitamina E
O kiwi merece destaque entre as frutas que ajudam a emagrecer, pois, ele é rico principalmente em vitamina E.
A vitamina E, pode ser considerada muito importante para as dietas. Esse fato ocorre porque é uma vitamina lipossolúvel com ação antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias
14 – Mamão: Aliado do intestino
O mamão é muito comercializado no Brasil, mas será que ajuda a emagrecer?
Sim, ele é perfeito para se encaixar na nossa primeira refeição do dia, o café da manhã. Isso porque o mamão ajuda na digestão e no tráfego intestinal, o que se encaixa bem com dietas.
15 – Toranja: Parceira de dietas e inimiga de alguns medicamentos
Ideal para dietas equilibradas. A toranja ajuda a queimar mais gorduras corporais e também está sendo considerada eficiente no bloqueio de depósitos de gorduras.
Ao mesmo tempo, ela possui antioxidantes, fibras e muita água, que são parceiros das dietas.
Vale ressaltar que pessoas que tomam medicamentos, devem ficara tentas ao seu consumo. Já que existem relatos de que ela interfere em alguns medicamentos. Então é importante consultar um médico, sobre sua utilização.
Agora vamos esclarecer a principal diferença da toranja em relação à laranja tradicional, que é a cor do seu interior. No caso da laranja, temos um tom entre o amarelo e o laranja dependendo da variedade da fruta, por outro lado, a toranja tem uma cor avermelhada.
16 – Abacate: Fruta gordurosa que ajuda a emagrecer rápido
Repleto de gorduras, é um dos mais calóricos dessa lista. Mas calma!
Suas gorduras são as “gorduras boas” para o nosso organismo. Então, porque ele emagrece se é mais calórico?
Os abacates são frutas que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a emagrecer, pois isso, diminui a carga glicêmica durante as refeições, o que é ótimo para a perda de peso.
Aliás, se consumido em pequena quantidade antes de dormir, o abacate ajuda o organismo a consumir a “gordura estocada”. Isso acontece, porque durante o sono, nosso corpo realiza a produção de um hormônio (GH) de crescimento.
17 – Limão: Da salada ao chá
Uma fruta versátil, que pode ser usada até mesmo para temperar saladas.
Considerada um potente antioxidante e com efeitos diuréticos, isto o encaixa perfeitamente em uma dieta e em uma saladinha no almoço.
De fato, quanto a benefícios o limão tem de sobra, mas os mais interessantes para comentar nesse momento é que ele regular o colesterol e os níveis de açúcar no sangue.
Por ser uma fruta acida, a dica é consumi-lo diluído em água e até mesmo usar seu suco combinado com chás diuréticos ou com alguns dos chás seca barriga.
18 – Coco: A fruta low carb
O coco emagrece porque é rico em fibras e também ajuda a desintoxicar o organismo, devido à presença de antioxidantes. Como ele tem pouco açúcar, é considerado uma fruta low carb.
Super versátil, o coco pode ser consumido in natura ou em diversas outras receitas como cocada fit, ou bolo prestígio.
Aliás, o coco vai muito além da água e polpa, pois dele deriva-se outros produtos como: leite, iogurte vegano, farinha, açúcar, manteiga e o óleo.
19 – Cereja In-natura: Reduz a fome
Cheia de fibras, a cereja ajuda a diminuir a fome. Embora ela seja uma das frutas mais calóricas se comparada a outras da nossa lista, ela também ajuda a emagrecer, porque contém muitas vitaminas e minerais, indispensáveis para nosso corpo.
Contudo, vale lembrar, que ela deve ser consumida in-natura, e não em compotas industrializadas e cheias de açúcares.
20 – Tangerina: Ajuda na absorção de ferro
Fonte de vitamina C, cálcio e fibras, a tangerina é uma das frutas do listão que contém grande quantidade de água e ajuda a emagrecer.
Seu efeito no emagrecimento, se dá porque ela melhora o funcionamento do intestino e ajuda o organismo a absorver ferro proveniente de outros alimentos.
Aliás, outro ponto importante, é que a tangerina tem um poderoso flavonoide, que pode ajudara inibir o armazenamento e a produção da gordura localizada.
21 – Acerola: Tem pouco carboidrato
Pequena, mas poderosa. A acerola é uma das frutas, com baixa quantidade de carboidratos, ideal para ajuda a emagrecer.
Capaz de acelerar o metabolismo devido à grande quantidade de fibras que apresenta em sua composição. Surpreendentemente a acerola ainda ajuda na prevenção de doenças, como câncer e diabetes.
22 – Tomate: Reduz dores crônicas
São poucas as pessoas que fazem cara feia para o tomate! O tomate, costuma se muito apreciado tanto em saldas, sucos, sopas ou sanduíches.
Fruta? Na verdade, fruto! O tomate, não seria uma fruta e um dos frutos que ajudam no processo para emagrecer. Seu poder no emagrecimento, está principalmente no fato de que ele contém pouquíssimas calorias, tem efeitos diuréticos e dá a sensação de saciedade por mais tempo.
Aliás, o tomate tem outros benefícios além do emagrecimento, o que inclui prevenção de doenças e até mesmo auxiliar na diminuição de dores crônicas.
23 – Pitanga: Ajuda a emagrecer mesmo sendo uma fruta silvestre
Típica da mata atlântica, a pitanga é uma das frutas que ajuda a emagrecer, principalmente, porque tem poucas calorias. Considerada uma frutinha silvestre e low carb, a pitanga, tem pouquíssimos carboidratos na sua composição.
24 – Lichia: Saudável e saborosa
A lichia tem ficado mais popular nos últimos anos, e seu benefício para o emagrecimento também está no fato de ter baixa caloria e muitas fibras, o que a torna mais uma opção saudável, para variar durante as dietas.
Comer só frutas, ajuda a emagrecer?
Comer só frutas até pode emagrecer, mas isso não significa que devemos esquecer os outros alimentos. Pois, nosso corpo, necessita de vários outros tipos de nutrientes, proteínas, sais minerais e vitaminas, para funcionar corretamente.
Uma dieta equilibrada é a melhor forma de emagrecer. Desde que aliada de exercícios (mesmo que leves) e é claro de hidratação, para evitar inchaços.
Falando em atividades físicas, aqui no blog temos um artigo sobre exercícios divertidos em família e exercícios para incluir na rotina, sem ter que frequentar uma academia, confira!