imagen de uma mini bike ergométrica sob fundo amarelo

Mini bike ergométrica vale a pena mesmo comprar?

A mini bike ergométrica é sim um equipamento bastante útil, prático e versátil e, que costuma rapidamente se tornar um daqueles produtos indispensáveis para o nosso dia a dia.

O mais legal desse equipamento está no fato de que toda a família consegue usar, incluindo pessoas idosas, pois os exercícios feitos aqui são de baixo impacto.

O que é um mini bicicleta elétrica?

Se o que veio a sua mente em primeiro lugar foi uma bicicleta em tamanho reduzido, posso dizer que apesar do nome, não é isso, mas sim, uma parte da bike: os pedais.

pedais seguros na mini bike ergométrica

Pareceu estranho, mas explicando a grosso modo é isso mesmo, aqui não se tem o banco, aros, ou o guidão, estão apenas os pedais em um equipamento estruturado para ser:

  • Leve, para ser carregada sem esforço;
  • Compacto, para ocupar pouco lugar;
  • Extremamente portátil e em alguns casos, até mesmo dobrável;
  • Dupla funcionalidade, para exercitar braços e pernas;
  • Confortável, pode ser usada sentado no sofá ou poltrona;
  • Seguro, a maioria tem uma cinta para prender confortavelmente o pé e evitar ferimentos e esfolados;

O uso dela pode ser tanto para treino leve quanto moderado, ou ainda para fisioterapia.

Se sua ideia é comprar uma mini bike para emagrecer, procure modelos com regulagem de tensão que vai de leve a pesado e com contador de perda calórica.

Atualmente já existem modelos compactos assim, inclusive para pessoas com paraplegia, o que permite manter o movimento de membros afetados.

Quais os benefícios de uma mini bike ergométrica?

Com a mini bicicleta é possível perder peso, fortalecer a musculatura, malhar, melhorar o sistema cardiovascular e realizar fisioterapia.

Aliás, os treinos feitos com este aparelho são de baixo impacto em articulações, o que permite exercícios mais seguros inclusive para idosos.

Sistema cardiovascular: Praticar exercícios diários, melhora o sistema cardiovascular, trazendo mais saúde e menos riscos de desenvolver doenças como colesterol, diabete ou pressão alta.

Malhar em casa: Muitas pessoas não gostam de academias ou não tem tempo, com a mini bike dá para fazer exercícios vendo TV ou usando o celular.

Perder peso: Uma das maneiras mais práticas de dizer adeus ao sedentarismo, isso porque ela tão prática que dá vontade mesmo de usar e queimar calorias.

Fortalecer e tonificar os músculos: Além de fortalecer os músculos das pernas, ela também pode ser usada para tonificar os membros superiores.

Levar para qualquer local: Com peso entre 2 e 7 kg, dá para fazer exercícios no sofá, sacada, quintal, piscina, enfim dá até para levar na viagem.

Veja também modelos de mini bike 2021 – 2022 para ter em casa!

Fale-me sobre preços

Todos sabemos que de 2020 para cá todos os preços tomaram rumos em direção ao céu, ou seja, houve no mínimo um considerável aumento de preços nos setores alimentícios, industrial, entre outros.

Mas, a boa notícia é que a mini bike ergométrica, se ajusta facilmente em quase todos os orçamentos, já que é possível adquirir alguns modelos a preços entre 130 á 200 reais.

Mas ao contrário de muitos outros produtos por aí, mesmo nas fases iniciais de preço, não se perde nada na qualidade e na funcionalidade básica do produto, que é pedalar.

Geralmente o que muda destas versões para os modelos mais caros, são algumas funcionalidades extras como monitor de gasto calórico e acabamentos mais sofisticados esteticamente.

Dúvida: Escolher uma bicicleta ergométrica ou mini bike

Ambas as opções são ótimas escolhas, especialmente se a ideia principal é abandonar o sedentarismo e incluir atividade física no dia a dia.

Na realidade, tudo vai depender da necessidade de cada um, aqui abordaremos 2 temas: Perda de peso e fisioterapia.

Fisioterapia

Neste caso, tudo vai depender do tipo de lesão ou até mesmo lesões.

Quando na clínica, é possível encontrar as versões da bicicleta ergométrica normal, mas seu uso deve ser monitorado de perto pelo fisioterapeuta.

Porém, a mini bike ergométrica justamente pela praticidade de uso, tem sido bastante escolhida, mesmo nas clínicas, mas especialmente quando o profissional vai até à residência.

Além disso, é mais fácil usar a mini, seja pela comodidade de usar ou pela facilidade, já que a posição nela é mais confortável e reduz a chance de quedas.

Perda de Peso

Primeiramente vamos começar deixando claro que ambas as versões queimam calorias, aliadas ao benefício de baixo impacto nas articulações.

No entanto, a bicicleta ergométrica tradicional permite treinos pesados, o que leva a uma maior quantidade de calorias queimadas.

Aliás, quando o assunto é bicicleta ergométrica, grande parte delas já vem com programas pré-elaborados, o que facilita bastante na hora do treino.

Porém, as tradicionais ocupam mais espaço e são menos praticas, já que precisam ficar paradas em um único local. Isso dificulta a prática de exercícios daquelas pessoas que não gostam ou estão sem tempo para treinar. Nesse caso, pode ser melhor escolher a versão compacta, para levar a qualquer local.

Em segundo lugar, deve-se levar em conta que, quem sofre com dores nas costas, ou até mesmo com hemorroidas, pode ter dificuldades em usar as bicicletas tradicionais, então a mini bike ergométrica se torna uma opção mais confortável, já que pode ser usada no sofá ou cadeira.

mini Bike x bicicleta ergométrica e dor nas costas

Outro fator que pode ser importante na hora de escolher é o silêncio!

Ambas as versões costumam ser bem silenciosas, ou seja, sem grandes ruídos na utilização. Porém, nesse fator as mini bikes podem ser melhores.

Caso opte pelas ergométricas normais, é preciso lembrar que, ainda existem os modelos Spinning, esses podem ser bem mais audíveis e não contam com programas de treino pré-elaborado.

Qual a melhor mini bike para comprar?

Existem muitos modelos no mercado, mas basicamente podemos dividir em 3 grupos:

  • Dobráveis
  • Automatizadas
  • Com monitor

Aqui no blog, já temos um artigo review que fala sobre os modelos mais comprados de mini bike ergométrica, também chamada de mini bicicleta elétrica, e que fazem sucesso, de uma olhada, vale a pena!

Agora, vamos conhecer as vantagens que cada grupo apresenta:

As dobráveis são ideais para levar a qualquer lugar e na maioria das vezes, são bem leves, com peso variando entre 2 e 4 kg. Aliás, esses modelos são bastante procurados por quem passa muito tempo sentado no trabalho.

Já as automatizadas, são mais indicadas para pessoas com paraplegia, e que necessitam de um equipamento que faça o movimento da pedalada sozinho.

Quase todas as versões possuem monitor, mas as com mais funções costumam estar nas que não são dobráveis. Sua função é informar a quilometragem andada, número de pedaladas e nos modelos mais completos, a quantidade de calorias gastas e até mesmo funções extras como bluetooth.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *