Índice
Curcumina é o princípio ativo da cúrcuma responsável por efeitos positivos na saúde e na perda de peso
Neste artigo vamos falar sobre a cúrcuma e seus benefícios na dieta para emagrecer e também vamos conhecer suas propriedades medicinais, bem como, onde e como utilizar a mesma.
Cúrcuma (Cúrcuma Longa), açafrão-da-índia ou açafrão-da-terra, é um rizoma de cor amarelada/avermelhada, usado na alimentação principalmente como tempero.
De sabor intenso, a cúrcuma costuma ser uma das especiarias presentes na mistura de temperos que conhecemos como “Curry”.
Esta especiaria é originária da Ásia, e nela está presente uma substância denominada curcumina. A curcumina antes de mais nada, é um pigmento amarelado com poderosos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.
No entanto, suas propriedades não param por aqui, por isso explicaremos tudo sobre ela a seguir.
Benefícios da cúrcuma
Os benefícios da cúrcuma, tornam o alimento muito mais que um tempero ou um corante na culinária e na indústria alimentícia. Visto que, ela também costuma ser usada como opção natural na prevenção de problemas de saúde ou para efeitos emagrecedores.
Porém, tudo em excesso faz mal, o que já foi inclusive observado em pesquisas que testaram, por exemplo, dosagens diferentes da curcumina extraída da cúrcuma no auxílio de tratamento de doenças como câncer.
Os efeitos anti-inflamatórios da curcumina são tão potentes, que vários estudos também demonstrado que estes efeitos se comparam a algumas drogas existentes no mercado, como: diclofenaco, hidrocortisona e fenilbutazona.
São justamente as propriedades medicinais presentes no açafrão-da-terra, que levam inúmeros pesquisadores a se interessar pela planta e como resultado surgem novas descobertas sobre ela a cada dia.
Além de seus principais benefícios estarem ligados diretamente ao poder dos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes presentes na curcumina, ela ao mesmo tempo, consegue acelerar o metabolismo.
Quando o assunto é emagrecimento, falar em acelerar o metabolismo se torna um grande objetivo na alimentação saudável buscada pelas dietas.
Por este motivo a cúrcuma também está presente no post especial sobre Como preparar o chá seca barriga de modo eficiente + 12 receitas simples, confira!
Aliás, uma dica, a pimenta-preta costuma ser usada em conjunto com a cúrcuma para potencializar os efeitos (veja mais sobre isso na sessão de dúvidas, que está mais abaixo neste post).
Isso porque, durante as dietas o taxa metabólica esperada é alta, tanto com o corpo em repouso, ou em atividades normais, ou ainda em exercícios. Dessa forma, fica mais fácil perder peso.
Benefícios no tratamento e prevenção de doenças
Só que as propriedades da cúrcuma ainda continuam. O que coloca inclusive, a cúrcuma e seus benefícios como possível colaboradora no tratamento de doenças e/ou como na prevenção de muitas delas.
Veja a seguir onde a cúrcuma costuma ser usada, seja contribuindo ou prevenindo problemas relacionados a saúde:
Indicada no Tratamento de:
- Inflamações
- Depressão
- Artrite reumatoide
- Dores de causa inflamatória
- Acne
- Diabetes
- Colesterol
- Vários tipos de câncer
- Alzheimer para retardar o processo degenerativo
- Cálculo biliar
- Asma
Indicada na Prevenção de:
- Parkinson
- Câncer
- Alzheimer
- Má digestão
- Problemas de pele
- Doenças inflamatórias dos olhos
- Catarata
- Problemas pulmonares
Porque a pimenta-preta potencializa os benefícios da cúrcuma?
A pimenta-preta potencializa os benefícios da cúrcuma, porque contêm piperina, de acordo com um estudo, onde a adição de 20 mg de piperina a 2 gramas de curcumina aumentou significativamente sua absorção.
A piperina é um composto orgânico, com efeitos termogênicos e que ajuda a impedir a formação de novas células que armazenam gordura.
No entanto, como a pimenta-preta age no organismo para aumentar a absorção da curcumina e outras substâncias, ainda não está totalmente claro. Contudo, isso parece estar ligado a forma como a substância aumenta a absorção no intestino e desacelera a deterioração da curcumina no fígado.
Preciso mesmo usar cúrcuma com pimenta-preta?
Depende, afinal deixar de usar pimenta-preta com cúrcuma, só vai reduzir a absorção e os efeitos dela. No entanto, pessoas com alguma restrição a pimenta, realmente devem evitar o uso.
Já quem quer potencializar a absorção da curcumina, pode se beneficiar e muito se adicionar os dois alimentos na comida.
Outras formas de potencializar os benefícios da cúrcuma
Em primeiro lugar, como lemos acima a pimenta-preta é uma das melhores opções para melhorar a eficácia tanto da absorção, como no tempo em que as substâncias da cúrcuma permanecem agindo em nosso organismo.
No entanto, para ajudar na absorção, temos outros alimentos que podem ser utilizados no lugar da pimenta-preta ou em conjunto com ela. Estamos falando do gengibre e do óleo.
Estas opções são ótimas, para pessoas que por algumas razões não possam consumir pimenta-preta.
Como usar a cúrcuma
A cúrcuma pode ser utilizada no preparo de vários alimentos, sejam eles quentes ou frios e inclusive podem ser feitos sucos, ou chás a base da especiária.
Para usar na comida, basta acrescentar o tempero diretamente em cozidos, ensopados e afins, ou ainda ao personalizar seu próprio tempero pré-pronto.
Do mesmo modo, seu uso vai além da cozinha, alcançando assim um espaço especial em aplicações relacionadas a beleza. Sendo assim, não é raro ver pessoas utilizando máscaras faciais a base de cúrcuma.
Agora, retornando as aplicações culinárias, separamos algumas ideias de receitas onde a cúrcuma costuma combinar muito bem, veja a seguir:
- Limonada
- Ovos mexidos
- Bife de frango empanado
- Batatas Assadas
- Caldos e sopas
- Arroz
- Risoto
- Saladas
- Panquecas
- Pães
- Massa de Pizza
- Peixe Assado
- Macarrão
- Molhos
- Lentilha
- Suco de laranja
- Carne de panela
- Pudim
Dúvida: Cúrcuma e açafrão é a mesma coisa?
De fato, esta é uma dúvida e até uma curiosidade que costuma dar o que falar. Contudo, a resposta é simples: São alimentos diferentes.
Repare que a cúrcuma tem muitos “nomes populares”, sendo que um deles é açafrão-da-terra.
Portanto, o principal motivo sobre a confusão entre açafrão e açafrão-da-terra, serem ou não a mesma coisa, é a proximidade dos nomes. Ainda assim, ambos tem aplicações culinárias, em forma de tempero.
Isso porque, o açafrão ou açafrão verdadeiro se origina de uma flor, enquanto a cúrcuma se origina de um rizoma (assim como o gengibre).
Além disso, o açafrão é considerado um dos temperos mais caros do mundo, tão caro que imagine ou não, 1 kg de açafrão se equivale a quase 1 kg de ouro.
Já, pelo contrário, o açafrão-da-terra tem um preço bem mais modesto e no Brasil, é fácil de adquiri-lo. Embora, devemos sempre prestar atenção na procedência ao compra-lo, para que este seja de qualidade.
Cúrcuma em capsula: benefícios e utilizações
Está uma opção para quem não gosta do sabor da cúrcuma nos alimentos, já que ela é uma especiaria de sabor bem marcante e que nem sempre agrada todos os paladares.
A cúrcuma em capsulas costuma ter praticamente os mesmos benefícios que o alimento in-natura ou pó, mas em dosagens concentradas.
As capsulas costumam estar presentes na medicina natural e para fins de perda de peso, vendidas no mercado como suplemento. Sua utilização segue os benefícios da curcumina, principal princípio ativo da cúrcuma.
Veja também os benefícios da abóbora!
Quanto ao uso da dosagem recomendada do produto em capsulas, essa informação pode variar conforme o fabricante e claro, um profissional de saúde.
Além disso, alguns suplementos já vendem a cúrcuma misturada com pimenta. Quem não pode usar pimenta na alimentação, deve ficar atento a essa informação.
Qual a dose diária recomendada de cúrcuma?
Como é um alimento natural, não existe especificamente um certo ou errado no seu consumo.
No entanto, alguns especialistas recomendam no caso do pó utilizar uma colher de chá por dia, algo equivalente a 4 ou 5 gramas de cúrcuma.
Já no caso de utilizar a cúrcuma fresca a medida gira em torno de 1 ou 2 rodelas.
No entanto, é sempre bom conversar com um médico para tirar todas as dúvidas, afinal a dosagem pode até se diferenciar dependendo da aplicação desejada.
Contra-indicações da cúrcuma
Embora a cúrcuma seja um tempero natural e considera seguro na alimentação, seu uso pode ser tóxico quando em excesso.
Além disso, o alimento pode interferir em alguns medicamentos e ter efeitos abortivos. Portanto, grávidas e até lactantes devem evitar o uso.
O composto ativo curcumina, pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis e não deve ser usado por quem tem problemas gástricos ou que usa medicação anticoagulante.
*Atenção nunca mude a alimentação ou use medicações e suplementos sem consultar um médico.