mulher passando desodorante natural

Desodorante natural e caseiro – Seleção das melhores receitas

Desodorante natural se torna um item importante para a saúde

Atualmente a preocupação com a saúde tem ganhado força a cada dia e isso inclui na lista até o desodorante natural.

Com isso, também a população tem buscado alternativas “mais saudáveis” seja com comida, itens de beleza, higiene ou outros materiais.

De fato, a cada dia surgem novas pesquisas e rumores envolvendo certos ingredientes, o que põem em dúvida a segurança da saúde a longo prazo.

No meio dessas polêmicas se encontram os desodorantes, itens de uso pessoal muito importantes na era moderna. Afinal, o odor das axilas realmente não é encantador, especialmente em um ambiente fechado.

Dessa forma, parar com o uso desse item pode ser muito complicado e gerar reclamações de amigos, parentes ou de estranhos que vão olhar de cara torta.

Então, como cuidar da saúde e ainda fazer uso esse desse item pessoal?

A resposta para esta pergunta é aposte no desodorante natural, seja nas versões caseiras ou nas vendidas em casas especializadas no assunto.

Benefícios e malefícios do desodorante natural

mulher passando desodorante natural

O desodorante saudável precisa ser feito com ingrediente natural, ou pelo menos com itens de segurança comprovada.

Entre seus outros benefícios esta o mais esperado, a eliminação do cheiro ruim causado pelas bactérias que proliferam na região da axila. Além disso, o desodorante caseiro pode auxiliar na hidratação da pele, não leva sais de alumínio na composição, nem álcool.

Outro ponto positivo para a versão caseira é que a pele transpira normalmente. Apesar da transpiração, nem sempre ser muito agradável, o corpo precisa dela.

Já entre os malefícios, está o fato que apesar de mesmo sendo natural, ainda ter chances de causar alergias. Outro ponto negativo a considerar é justamento o fato dele não inibir o suor, causado pela transpiração da área como os anti-transpirantes industrializados.

No entanto, os malefícios parece estar mesmo é do lado dos industrializados. Um exemplo disso, envolve alguns tipos de plásticos feitos com uma substância chamada ftalatos.

Os ftalatos, podem ser encontrados em antitranspirantes, brinquedos, cosméticos, produtos de cozinha ou inseticidas. Seu uso pode ocasionar problemas de saúde, especialmente em crianças.

Quais os tipos de desodorante existente?

Com diferentes estilos de vida, preocupações com o meio ambiente e preservação das riquezas naturais, os desodorantes ganharam estas versões:

  • Natural
  • Vegano
  • Caseiro
  • Industrializado

Além dessas nomenclaturas eles podem ter consistência cremosa, líquida ou pó.

Cuidados com o uso de desodorante

Cada tipo de pele e organismo pode reagir diferente, mesmo a substâncias naturais. Então sempre se deve testar em uma pequena área antes de usar qualquer item de beleza, seja ele creme, maquiagem ou item de higiene.

Caso apresente vermelhidão ou outro sintoma alérgico, pare de usar imediatamente e procure orientação médica.

4 Receitas de desodorante natural

ingredientes para desodorante natural em bacias de vidro

Como alternativas mais saudáveis para proteger as axilas e a saúde, temos o desodorante caseiro, feito de maneira simples, prática e eficaz, e com uma vantagem extra: São feitos com ingredientes naturais!

Alás, só de saber o que o desodorante leva em sua composição, já dá um certo alívio no coração, mas o melhor é que eles não levam álcool, podem ser veganos e ainda contribuem com a natureza. Então, vamos às receitas…

1 – Desodorante cremoso natural de lavanda

Essa receita de desodorante caseiro contém bicarbonato. Como algumas pessoas tem alergia a esse ingrediente, teste em uma pequena área antes de usar ou pergunte para uma dermatologista.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de manteiga de cacau
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 3 colheres de sopa de amido
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 6 gotas de óleo de lavanda

Modo de Fazer:

Antes de começar o preparo, deixe a manteiga de cacau e o óleo de coco em consistência cremosa (se necessário leve em banho-maria até obter o ponto). Em seguida basta misturar os dois ingredientes e logo após acrescentar lentamente o amido e o bicarbonato. Por fim, acrescente as gotas de óleo e misture.

Dica: Para um desodorante mais firme, conserve em um pote de vidro na geladeira.

2 – Desodorante caseiro líquido

O desodorante natural dessa receita, fica líquido, já que leva água em sua composição. Seu perfume fica garantido pelo óleo essencial, mas busque comprar o óleo em locais confiáveis. Dessa forma evitar que tenham aditivos químicos.

Ingredientes:

  • 1 xícara de leite de magnésio
  • 1/2 de xícara de água
  • 5 á 10 gostas de óleo essencial da sua escolha(alecrim, lavanda)

Modo de fazer:

Primeiramente higienize um frasco e então misture bem todos os ingredientes e tampe após o uso.

3 – Desodorante de 1 ingrediente

Este desodorante é feito com um ingrediente: Leite de magnésia. O leite de magnésia costuma ser aplicado para tratar problemas relacionados a saúde e até em questões de estética.

Ingredientes:

  • Leite de magnésia

Modo de usar:

Para facilitar a aplicação do leite de magnésia na região da axila, adquira um frasco roll-on, eles costumam ser vendidos nas Americanas ou na Amazzom.

4 – Desodorante natural em pó

Esta receita também tem bicarbonato, então se for alérgico ao componente evite o uso.

Ingredientes:

  • 30 g de amido de milho
  • 10 g de bicarbonato de sódio
  • 30 gotas de óleos essenciais

Modo de Fazer:

Primeiramente misture os ingredientes secos e após adicione as gotas de óleo essencial de sua preferência. Em seguida, armazene em um pote fechado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *