Chimia de pêssego ou geleia é um acompanhamento e tanto para biscoitos caseiros ou para acompanhar o pão fitness na hora do café da manhã.
Porém, vale lembrar que esta receita tem açúcar de demerara, portanto não é low carb e deve ser adicionada ao seu cardápio com moderação.
No entanto, a quantidade de açúcar de demerara pode sim, ser diminuída, só que aí é melhor “congelar” o que não for usar em até 7 dias.
Receita: Chimia de Pêssego
Essa receita pode ser feita com pêssego branco, bem como com pêssego amarelo e o açúcar de demerara pode ser substituído por de coco ou outro de sua preferência.
Ingredientes:
- 1,5 kg de pêssegos maduros sem caroço (pode ser com casca)
- 650 g de açúcar de demerara
- Suco de 1 limão
- 1/3 de água (opcional, mas ajuda a não grudar no início)
Modo de fazer:
Leve todos os ingredientes para ferver em uma panela em fogo baixo, mexendo para não grudar.
Assim que levantar fervura, mexa de tempos em tempos (isso varia conforme a panela, fogão) e vá “apertando” as fatias de pêssego para desmanchar mais rápido.
Deixe ferver por uns 30 minutos, até chegar a consistência de geleia e sua chimia de pêssego estará pronta.
Caso não goste de “pedaços” e tenha ficado algum você pode usar um mixer para desmanchar melhor. Isso é uma questão de gosto, aqui em casa, por exemplo, todos gostam que fiquem uns pedaços maiores.
Aliás, quando esfria a chimia fica mais grossa, então desligue enquanto ela ainda estiver mais molinha/líquida. Guarde na geladeira o que for consumir em até 7 dias e o restante congele.
Sirva para acompanhar biscoitos, pães, sorvetes ou para decorar e rechear bolos ou panquecas.