Açúcar pode engordar, causar diabetes e outros males que você não vai querer ter.
O grande mal do consumo de açúcar está no excesso. Comer muito açúcar pode sim, aumentar os processos inflamatórios, contribuindo assim para o ganho de peso e aumentando a pré-disposição para doenças.
Mas será que todos os açúcares fazem mal? Definitivamente, não quando consumidos de forma natural. Na verdade, açúcar nada mais é que carboidratos e se pensarmos que todo açúcar faz mal, teríamos de deixar de consumir frutas, farinhas e outros alimentos.
Então o que faz mal? O que faz mal, especialmente são os açúcares refinados e o açúcar branco. Seja pelo processo que eles passam, no qual os demais nutrientes são perdidos, restando apenas glicose pura ou pela facilidade de uso.
Nosso paladar meio que vicia no sabor doce e a prova disso está na dificuldade de reacostumar o paladar com o sabor natural dos alimentos.
Veja também Consumo de açúcar e os males desse hábito!
No entanto, mesmo os açúcares “mais naturais” como de coco, demerara e até mel, devem ser consumidos com moderação. Pois, ainda que tenham outros nutrientes e benefícios a saúde (em especial o mel), quando adicionamos aos alimentos “mais açúcar”, estamos modificando o sabor e agregando carboidrato a receita.
Agora vamos entender o que faz o açúcar aumentar o processo inflamatório.
Porque o açúcar é inflamatório?
Antes de tudo precisamos compreender que os processos inflamatórios, são a forma de nosso corpo se defender e curar lesões e infecções, causadas por vírus ou quedas. Para fazer isso, o organismo libera substâncias químicas, com o objetivo de combater o problema. Esse processo inflamatório pode causar vermelhidão na pele e também sensações de calor e até inchaço.
Agora você deve estar se perguntando: Se este processo é natural, porque não é bom o consumo de açúcar?
O problema está ligado ao excesso da resposta imune que causa essa inflamação. Quando este processo inflamatório é recorrente, pode gerar inflamações crônicas, que por sua vez causam doenças.
Outro problema está no fato do açúcar dificilmente ser consumido sozinho, já que este ingrediente costuma estar presente principalmente em comidas processadas e ultraprocessadas.