Índice
Os principais benefícios da atividade física para a saúde de modo geral são a prevenção de doenças e a melhora na qualidade de vida das pessoas, trazendo assim mais disposição, ânimo e energia para o dia a dia.
No entanto, engana-se quem pensa que é necessário ser um “atleta” para se beneficiar destas vantagens, pois bastam algumas horas semanais de exercícios para notar a diferença.
A seguir, veremos 20 benefícios da atividade física e algumas vantagens dos exercícios na vida cotidiana.
- Queima calorias e emagrece
- Diminui os riscos de doenças cardiovasculares
- Reduz a pressão arterial
- Melhora a sensibilidade a insulina
- Aumenta o condicionamento físico
- Melhora a saúde dos ossos
- Fortalece as articulações
- Aumenta a resistência dos músculos
- Reduz o estresse e ansiedade
- Ajuda na memória
- Aumenta a oxigenação das células
- Ajuda a combater a depressão
- Dá energia
- Melhora o bem-estar geral
- Ajuda a melhorar a imunidade
- Reduz os riscos de AVC (acidente vascular cerebral)
- Aliado da prevenção de câncer
- Melhora a absorção de nutrientes
- Retarda o envelhecimento precoce
- Previne osteoporose
A atividade física e os benefícios na prevenção de câncer
Enquanto muitos estudos são feitos em busca da cura para está doença, já se sabe que os exercícios podem diminuir as chances de desenvolver o problema.
Embora, até mesmo atletas sejam diagnosticados com câncer, até o momento tudo o que podemos fazer é manter uma alimentação saudável e ficar longe do sedentarismo.
Isso porque, até onde se sabe, ter uma rotina de exercícios melhora a saúde do corpo de modo geral, além de auxiliar no humor e na saúde mental.
Os exercícios na vida dos idosos
As atividades físicas trazem muitos benefícios para a vida dos idosos, o que inclui mais energia para realizar tarefas diárias, ânimo e humor, além de ajudar a prevenir doenças como osteoporose e infarto.
Além disso, praticar exercícios fortalece os ossos e melhora a mobilidade, permitindo assim, mais destreza ao caminhar e menos chances de quebrados em eventuais quedas.
A atividade física na prevenção de doenças cardiovasculares
Os livros e imagens costumam mostrar bastante o coração como um símbolo de amor e afeto, mas a realidade é que ele é muito mais que isso, já que é um órgão vital para nosso corpo.
Dessa forma, nada mais justo que cuidar bem desta peça importante e um dos meios de prezar pela boa saúde cardíaca é praticando exercícios rotineiros.
A atividade física traz benefícios ao coração porque ajudam a reduzir a pressão arterial, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo os níveis de colesterol ruim (HDL).
Impacto dos exercícios no aprendizado
Praticar exercícios não apenas melhora o humor e reduz a ansiedade, como também contribui com o aumento do aprendizado e da capacidade de concentração.
Em grande parte isso se deve a melhor oxigenação e circulação sanguínea no cérebro, que por sua vez, produz mais endorfinas, a serotonina e a dopamina, substâncias que também ajudam a ter mais energia e a estar mais alerta e atento nas tarefas diárias.
Aliás, toda família pode fazer exercícios com estas dicas aqui. No entanto, se seu problema está na falta de tempo, preparamos um artigo especial sobre como fazer exercícios em casa.
A atividade física e os benefícios para depressão e ansiedade
A depressão, ansiedade e estresse embora sejam doenças diferentes, tem em comum o fato de muitas vezes serem silenciosas por isso merecem muita atenção.
As atividades físicas ajudam a combater e até a controlar os sintomas destes males, porque colaboram na produção de alguns neurotransmissores importantes, entre eles a serotonina e dopamina.
Estes e outros neurotransmissores são essências para regular funções importantes como:
- Humor
- Batimento Cardíacos
- Sono
Portanto, praticar atividade física regularmente traz como benefícios a elevação dessas substâncias e assim promove um maior bem-estar, dando mais ânimo e energia.
Os benefícios da atividade física no condicionamento físico
Já notou que quando crianças, costumamos correr, pular e até cair, mas em segundos estamos de pé e prontos para outra brincadeira?
Pois é, conforme envelhecemos e vamos nos tornando “mais sedentários”, a falta de atividade física tem impactos diretos na qualidade, força e estado de:
- Ossos
- Músculos
- Ligações
Praticar atividades físicas, não apenas melhora o condicionamento físico geral, como fortalece a estrutura óssea e muscular, além de contribuir com a postura.