como fazer leite vegetal

Como fazer leite vegetal de arroz e amêndoas

Você sabe como fazer leite vegetal de arroz e amêndoas? Estes dois tipos de leites são considerados duas boas substituições para o tradicional leite de vaca.

Além disso, ambos são livres de lactose e muito utilizados no meio vegano. Ambas as versões podem ser preparadas em casa ou compradas prontas em supermercados.

A grande diferença entre estes dois tipos de leites, não está apenas no ingrediente principal, mas também na forma de preparo e no tempo.

As amêndoas precisam ficar de molho por no mínimo 8 horas antes de preparar o leite, já o arroz passa primeiro pelo cozimento sem tempero.

Veja a seguir como preparar as duas receitas!

Como fazer leite de amêndoas?

Ingredientes:

  • 2 xícaras de amêndoas cruas e sem sal
  • 8 xícaras de água filtrada

Modo de fazer:

Coloque as amêndoas em uma bacia funda, cubra elas com água filtrada e tampe. Deixe de molho por 8 a 10 horas. Se preferir pode deixar de molho por 24 horas, mas nesse caso coloque na geladeira.

Em seguida, descarte a água em que as amêndoas estavam de molho e adicione as amêndoas no liquidificador (se preferir pode remover a película/pele). Bata com as 8 xícaras de água filtrada até ficar bem homogêneo. Em seguida coe o leite de amêndoas com um pano limpo.

Dica: As amêndoas trituradas (polpa que sobra), podem ser aproveitadas para fazer receitas, como bolos e biscoitos.

Como fazer leite vegetal de arroz?

Ingredientes:

  • 2 xícara de chá arroz
  • 2 litros de água fervente

Modo de fazer:

Leve o arroz para ferver em panela com a água quente, por cerca 15 a 20 minutos. Coloque o arroz cozido e a água no liquidificador e bata bem. Em seguida coe com um pano limpo. Se ficar muito grosso adicione um pouco mais de água no leite de arroz.

Dica 1: O leite de arroz fica muito saboroso para tomar puro, se adicionar um pouco de extrato de baunilha ou um pedaço de fava no momento de ferver.

Dica 2: O arroz moído que sobra de coar pode ser usado para preparar purê, bolos, bolinhos e até pães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *