Índice
O consumo de açúcar, especialmente do açúcar branco, bem como da versão refinada, se relaciona com o aumento do risco de desenvolver problemas de saúde como diabetes, gastrite, sobrepeso, obesidade e até mesmo câncer.
Aliás, não é apenas o açúcar que faz mal, todos os doces, sobremesas e bebidas adocicadas que levam açúcar branco se tornam prejudiciais à saúde.
Por isso, o ideal é buscar alternativas mais saudáveis que vão manter o corpo e a mente com mais saúde e energia, além de ser uma ótima forma de reduzir o consumo calórico diário.
Malefícios do consumo de açúcar na saúde
Consumir açúcar branco e refinado em excesso faz mal e aumenta as chances de desenvolver vários problemas de saúde e até comportamentais, como:
- Obesidade e sobrepeso
- Inflamação no corpo
- Diabetes
- Colesterol ruim
- Gordura no fígado
- Gastrite
- Trombose
- Acne
- Pressão alta
- Miopia
- Câncer
- Cáries dentárias
- Impotência sexual
- Alzheimer
- Dor de cabeça
- Ansiedade
- Depressão
- Irritabilidade
- Gases
- Sonolência
Algumas pesquisas indicam que o açúcar branco além de ser considerado viciante assim como o cigarro, também é um alimento que não traz nenhum benefício ao organismo, já que não contem vitaminas, minerais e fibras.
Por que o açúcar pode causar dependência?
O açúcar pode causar dependência, porque seu consumo age nos neurotransmissores denominados dopaminas, aumentando a atividade das mesma. A dopamina por sua vez, é responsável por sensações de prazer e por vezes, o organismo pode ficar viciado nessa sensação ou pelo menos o paladar.
O paladar e o açúcar
Já notou que parar de usar açúcar é bem difícil nos primeiros dias?
Isso tem uma explicação lógica e não é apenas o “costume” de usar açúcar, e a explicação pode estar nas papilas de gustativas. Já ouviu falar delas?
Papilas de gustativas são pequenas saliências presentes em grande parte na língua e elas nos permitem diferenciar sabores como doce, salgado, azedo, amargo e o mais recente umami.
Estas papilas de gustativas normalmente se renovam de modo contínuo ao longo da vida e isso acaba ajudando a adaptar o paladar aos novos sabores.
O ideal é reduzir o consumo de açúcar gradualmente e ao longo de alguns dias, enquanto introduz alternativas naturais e mais saudáveis no dia a dia.
Quantidade diária recomendada para o consumo de açúcar
Apesar dos contras, o açúcar ainda faz parte da alimentação e é muito difícil elimina-lo do cardápio (100%), mas como a maioria desses malefícios surgem devido ao excesso do uso do açúcar e não de doses isolados, existe uma medida diária recomendada.
A medida consiste em aproximadamente 1 colher de sopa cheia para um dia completo, algo como 25gramas de açúcar, mas quanto menos melhor, já que carboidratos estão presentes de forma natural em frutas e outros alimentos.
Alternativas para adoçar alimentos e bebidas
Existem algumas opções para adoçar alimentos e bebidas, que são mais saudáveis que o açúcar tradicional, entre eles estão alguns adoçantes, produtos naturais e até mesmo frutas.
Veja abaixo algumas alternativas para usar no lugar do açúcar branco:
- Estévia
- Mel de abelha
- Açúcar de coco
- Xilitol
- Mel de Jataí
- Banana (fruta)
A banana talvez seja o alimento “chave” no preparo de alguns alimentos doces por sua doçura e consistência, pois ela pode ser usada in-natura para preparar bolos, sorvetes, shakes e batidas. O segredo de usar a banana é deixá-la ficar bem madura.
Além disso, algumas bebidas como café, chás e sucos podem ser preparados sem acrescentar nada de sabor doce a eles, basta acostumar o paladar aos novos sabores.
Aliás, você sabia que falam por ai que o verdadeiro sabor do café, está em degusta-lo sem ser adoçado? Dessa forma dá para sentir todas as notas e aromas da bebida.
Como reduzir o consumo de açúcar
Além de tentar substituir o açúcar branco por adoçantes e tentar acostumar o paladar, é importante cuidar com alimentos industrializados, mesmo os de padarias e restaurantes.
Isso porque, alguns destes alimentos como bolos, bombas de chocolate, sonhos, cucas, pudins e tortas, geralmente possuem bastante açúcar, além de farinha de trigo.
Ler os rótulos, inclusive de ketchups, molhos, bebidas e comidas também é importante, já que até mesmo alimentos “que não seriam doces” podem conter açúcar nos ingredientes.
Dessa forma, procure diminuir o uso de alimentos processados e industrializados no dia a dia, dando preferência a vegetais, verduras e frutas.
Se preparar uma alimentação em casa todo, dia é difícil, evite fast food, aposte nas marmitas saudáveis congeladas ou procure algum restaurante que oferece essas opções.
Mas e, quanto aos doces?
Evite o consumo diário ou busque alternativas de reduzir os açúcares, tem muita receita boa por aí, inclusive aqui no site temos várias delas expostas e ainda apresentamos vários e-books que fazem sucesso, tanto em dietas de emagrecimento, como para pessoas que tem diabetes ou alguma restrição a açúcar.
Pessoas que fazem uso de chás seca barriga, também deve evitar adoçar a bebida, assim como também deve apreciar sucos, shakes sem adição de açúcares.
Curiosidade sobre o açúcar:
Que tal conhecer algumas curiosidades deste alimento que é “um doce e também um vilão”?
- A urina de pessoas diabéticas tem elevados níveis de glicose.
- O açúcar também é produzido a partir da beterraba, ainda que no Brasil, a matéria-prima seja a cana-de-açúcar.
- Logo que surgiu, o açúcar era acessível apenas para a realeza, devido ao custo.
- Quando usado em altas doses é um ótimo conservante.