Índice
Preparar uma receita ou tomar aquele café com leite tradicional, já não é mais um problema com as dicas que você verá a seguir!
Hoje em dia substituir o leite e seus derivados é muito mais fácil e simples do que você está imaginando. Isso acontece porque, não só as indústrias precisam alcançar vários públicos, como as próprias pessoas veganas, intolerantes a lactose e com alergias estão buscando por conta própria formas alternativas eficazes.
Veja a seguir formas criativas de trocar leite de vaca ou leite animal e seus derivados, por opções mais modernas e ainda assim saborosas!
Dicas de como substituir o leite
O leite de vaca pode ser substituído por leite vegetais e não estou falando apenas, do leite de soja, nem sempre muito “saboroso” ao paladar de todas as pessoas.
Conheça na lista abaixo 8 opções de leites vegetais de fácil acesso:
- Leite de amêndoas: de sabor suave, seu consumo pode ser puro, com achocolatado e até no preparo de bolos e pães.
- Leite de semente de melão amarelo: fonte de proteínas, lipídios e compostos antioxidantes seu sabor combina bem shakes e batidas.
- Leite de castanha de caju: como todo o leite de castanha, fica um leve sabor da oleaginosa usada, ótimo para usar em bolos.
- Leite de castanha do Pará: este costuma ser a escolha perfeita para preparar molho branco e outros pratos salgados com leite.
- Leite de coco: esse é especial para o preparo de muitas sobremesas cremosas e inclusive fica ótimo em sorvetes.
- Leite de amendoim: pode ser preparado com o amendoim cru ou torrado levemente. O sabor muda conforme a escolha, mas ambas são saborosas.
- Leite de aveia: opção ótima para usar no café e outras bebidas, especialmente combinado com 35% de leite de coco.
- Leite de arroz: preparado em casa facilmente, é uma opção barata, de sabor neutro e o melhor de preparo bem rápido. É tão rápido e prático que para preparar, basta cozinhar 1 litro de água para cada xícara de chá de arroz por 15 minutos e depois bater no liquidificador e coar.
Além das dicas acima, você pode tentar adicionar chás a sua alimentação e sucos de frutas, na hora do café da manhã ou lanche da tarde.
Dicas de como substituir os derivados do leite
Talvez a maior dúvida das pessoas não esteja em substituir o leite em si, mas sim, nos derivados que são: queijos, iogurtes, creme de leite, requeijão, manteigas, entre outros.
Mas, como fazer estas trocas de forma criativa e sem dor de cabeça? É o que veremos a seguir!
Como substituir o queijo
O queijo feito a partir do leite pode ser substituído por “queijos criativos”. Agora se você está pensando que queijo vegano não derrete, você precisa olhar a receita no vídeo abaixo!
Como substituir a manteiga
Dependendo da receita, ela pode ser substituída por azeite ou óleo. No entanto, aquela manteiga para passar no pão é possível adquirir nos supermercados como manteiga de coco, ou preparar a sua em casa. Dê uma olhada no vídeo a seguir a aprenda a preparar uma versão caseira.
Como substituir o creme de leite
Creme de leite tradicional é bom, mas esse a seguir feito de castanhas de caju vai deixar seu estrogonofe ainda melhor e ainda combina perfeito na salada de frutas.
Vantagens de usar leite vegetal
Como são preparados de diferentes ingredientes, é possível variar a textura e o sabor. Além disso, as vitaminas, nutrientes e minerais variar conforme o tipo do ingrediente. Veja algumas características que tornam o leite vegetal um bom substituto do leite animal
- Por serem alimentos vegetais são livres de gorduras saturadas, o que não aumenta o colesterol ruim.
- Quase todos podem ser preparados em casa, diferente do leite animal.
- Não há exploração direta de um animal para obter o leite.
- São leites sem lactose
- Podem ser usados puros ou em receitas doces e salgadas
Cuidados com o uso de leite vegetal
A vitamina B12 só é adquirida de origem animal, como leite e ovos, por isso veganos precisam de suplementos a base dela.
Pessoas com alergias a algum alimento, como amendoim ou castanhas, devem evitar o uso de leites preparados a partir de um ingrediente que tenha o composto que causa alergia.
Na dúvida, busque orientação médica.
Além disso, crianças pequenas precisam de alimentos e nutrientes diferenciados, siga o cronograma feito com o pediatra.