efeito sanfona

Dicas para evitar o efeito sanfona e garantir sucesso pós dieta

O efeito sanfona causa o aumento de peso pós dieta e pode ainda colaborar no desenvolvimento de doenças

A pior coisa que acontece depois da dieta é recuperar rápido todo o peso perdido ou até mais. Esse processo de emagrecer e engordar, ganhou o nome popular de efeito sanfona, ioiô ou rebote.

Aliás, quando acontece seguido ganho e perda de peso, o metabolismo acaba ficando “louco”. Dessa forma, conforme esse evento se repete, torna-se mais difícil perder peso de novo.

Uma das formas de se preparar para evitar a retomada do peso após a dieta, é entender melhor as possíveis causas desse efeito.

Causas do efeito sanfona

As dietas muito restritivas, sem um planejamento pós dieta e uma reeducação alimentar correta, acabam sendo mais suscetíveis ao efeito sanfona.

Isso acontece porque quando se retorna a ingestão de calorias e a alimentação anterior o corpo acaba entendendo que “passou por uma seca e agora precisa armazenar tudo que pode novamente”.

Ao entender dessa forma, nosso corpo não está sendo mal conosco, mas sim protetor!

Pode parecer estranho, mas é verdade. Afinal para o nosso sistema é como se nosso organismo está passando por um momento difícil, com falta de alimentos! Dessa forma, ele usou todas as gorduras estocadas e agora precisa armazenar novamente o que foi perdido.

Aliás, o efeito sanfona, ainda pode ter alguns ajudantes ocultos que provavelmente você não sabia!

Estes ajudantes ocultos estão presentes no dia-a-dia e podem colaborar com o ganho de peso. Veja alguns deles a seguir:

  • Uso exagerado de alimentos Diet e Light
  • Dietas Restritivas
  • Adoçantes artificiais em excesso
  • Uso de medicamentos
  • Trocar alimentos por suplementos

Consequências do efeito sanfona

O efeito sanfona têm consequências maiores que apenas aparência estética e a frustração com a retomada do peso.

No site sciencedaily foi divulgado em maio de 2019, um artigo baseado na pesquisa da Associação Americana do  Coração.

Segundo essa pesquisa, entre as mulheres, fica mais evidente a cada ano, que o efeito sanfona pode aumentar as  chances de algumas doenças, especialmente sobre o sistema cardiovascular.

10 dicas para evitar o efeito sanfona após a dieta

efeito sanfona

Seguir algumas dicas podem ser ótimas formas de manter o peso e até podem auxiliar durante a dieta.

1 – Reduza os doces

Os doces fazem parte do cotidiano e cortar eles durante a dieta, retomando o consumo assim que chegar no peso desejado, pode contribuir para o efeito sanfona. Dessa maneira, o ideal não é cortar, mas sim reduzir a quantidade de doces e incluir eles em uma dieta balanceada.

Ainda assim, procure dar preferencia a frutas, ou doces com menos açúcar refinado e conservantes, como chocolates acima de 70% de cacau.

2 – Diga não a dietas restritivas

Dietas radicais, onde muito alimentos são proibidos podem até trazer resultados rápidos, só que eles podem passageiros.

Alguns estudos, sugerem que as chances de retomar o peso anterior, ao seguir uma dieta muito restritiva, acaba sendo maior que quando comparados a outras.

3 – Evite passar fome

Parece estranho, mas tem muitas pessoas que, acham mais fácil “fechar a boca” e comer o menos possível, até chegar o  peso ideal. Porém, essa tática não é nada saudável, além de alterar os hormônios, prejudica o metabolismo e pode até causar doenças, como anemia.

4 – Lanche entre as refeições

A quarta dica para evitar o efeito sanfona, consiste em fazer lanches rápidos entre as refeições principais, pois assim, na hora do almoço ou jantar a tendência é estar com menos fome.

5 – Reeducação alimentar

Só de ouvir essas duas palavrinhas, muitas pessoas já saem correndo e largam mão da dieta. Porém, reeducação alimentar é bem diferente de passar fome ou nunca mais poder comer alguma coisa.

Na verdade,  reeducação alimentar, consiste em encontrar o equilíbrio certo entre alimentação e a quantidade necessária para o bom funcionamento do organismo. Quando se faz isso, tudo funciona melhor e a manutenção do peso se torna mais fácil.

6 – Alimentação saudável

Esse é a chave, para uma perca de peso com saúde e também para ajudar a manter as novas medidas após a dieta.

Afinal, alimentos enlatados e ultra-processados, são gordurosos, cheios de conservantes e nada saudáveis. Por isso, aposte em uma  alimentação saudável com alimentos naturais e fique longe dos alimentos fáceis e prontos que vem no pacotinho ou na latinha.

Da mesma maneira, conheça os chás seca barriga mais usados pelo mundo e aprenda a preparar de forma fácil.

7 – Pratique exercícios

Os exercícios são importantes para saúde física e mental. Com eles é possível reduzir as chances de desenvolver doenças e ainda garantir a queima de calorias extras.

Durante as dietas costuma ser normal fazer de tudo para queimar alguma caloria, como trocar o elevador por escadas e até iniciar alguma prática de esporte.

No entanto, depois desse período, os exercícios acabam sendo deixados de lado. Sendo assim, para ajudar a evitar o efeito sanfona inclua pelo menos 3 vezes por semana, atividades físicas como caminhar.

8 – Inclua frituras na alimentação com sabedoria

Às vezes, bate aquela vontade quase incontrolável de comer uma feijoada, costela assada ou uma batatinha frita, não é mesmo?

O ideal, é evitarmos esses alimentos, mas quando a tentação ganha a briga, basta não exagerar na quantidade nem tornar isso um hábito diário. Além disso, invista em saladas e vegetais para acompanhar.

9 – Evite rodízios

Um inimigo quieto das dietas pode estar nos famosos rodízios de comida, onde se paga x valor para comer a vontade. Claro que, do ponto de vista econômico, isso é uma vantagem, no entanto, fica fácil perder o controle e deixar o impulso de comer um pouco mais levar vantagem.

10 – Evite açúcar refinado

O açúcar branco passa por muitos processos, onde não perde apenas o sabor, mas também todos os nutrientes, sendo assim considerado um alimento de calorias vazias.

Então, quando a questão é adoçar procure alternativas mais saudáveis como açúcar de demerara, tâmara, coco ou algumas folhinhas de estévia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *