Tomate é fruto ou fruta?

Tomate é fruta do ponto de vista popular e fruto do ponto de vista botânico!

Nossa, a explicação parece que não fez sentido? Calma, vamos entender melhor o assunto a seguir.

Tanto o tomate, assim como a laranja ou a maçã são frutos porque na botânica o termo “fruta” não exite.

O termo popular fruta é um apenas um apelido, dado a alimentos orgânicos comestíveis, cujo sabor seja doce ou adocicado. Por isso que do ponto de vista botânico o correto seria fruto!

Agora chamar como fruta, não é necessariamente um erro, visto que no idioma coloquial o termo fruto sim, pode parecer estranho, especialmente entre os mais antigos.

Já em exames acadêmicos, isso pode gerar uma “pegadinha” e aí assim, não evite em usar o termo correto usado pela botânica nas provas.

No entanto, existes mais algumas curiosidades sobre o termo fruta, afinal não chamamos o chuchu de fruta, enquanto na realidade ele é um fruto na botânica.

Agora sim, tudo parece ter virado de cabeça para baixo: fruta é fruto, chuchu é fruta e tomate é fruto! Para descomplicar e desatar esse nó, só entendendo a estrutura que classifica os frutos na botânica.

Porquê o tomate é um fruto e a botânica não chama fruta?

tomate é fruta ou fruto

O fato está ligado a forma como se produz o fruto na natureza.

O processo começa quando o ovário maduro das flores angiospermas (nome que se refere a plantas com capacidade de produzir flores), é fecundado.

Logo após, a fecundação a flor se desenvolve e surge o fruto onde ficam armazenadas as sementes.

Sendo assim do ponto de vista botânico o tomate é um fruto desenvolvido de um ovário maduro da flor de uma planta e na tradição popular é uma fruta comestível.

Por fim, mais uma curiosidade: quando se fala em termos populares o tomate ganha também o apelido de vegetal, que se deve ao fato de estar mais presente em pratos salgados, que doces.

Veja também: como fazer extrato de Tomate Caseiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *