benefícios abacate

Abacate benefícios ao fazer dieta e para uma vida mais saudável

O abacate é um fruto rico em benefícios para a saúde, além disso, ajuda a emagrecer proporcionando saciedade por um longo período.

Igualmente, é repleto de vantagens nas quais vitaminas e diversos nutrientes estão presentes.

Produzido pelo abacateiro de nome cientifico Persea americana é  usado em pratos como guacamole, cremes ou vitaminas. 

Além disso, ele ajuda a baixar os níveis de insulina no sangue, sendo esta responsável pelo aumento do apetite.

Por isso é  uma dos frutos preferidos durante as dietas. Apesar de ser rico em gorduras é muito utilizado para perder peso.

Por outro lado, você sabia que o alto consumo de açúcar refinado, farinha branca, arroz e outros carboidratos têm muito mais chance de engordar do que o consumo da manteiga pura, nozes e abacates?

Quais as vitaminas do abacate

benefícios abacate

O abacate é uma fruta tão completa em nutrientes e vitaminas que fica fácil entender seus benefícios se comparamos com o IDR. Sendo assim, vamos comparar sua composição com as quantidades de ingestão diária recomendadas(IDR*) em porção de 100 gramas:

  • Vitamina K: 26% da IDR
  • Vitamina B5: 14% da IDR
  • Folato: 20% da IDR
  • Vitamina C: 17% da IDR
  • Vitamina B6: 13% da IDR
  • Potássio: 14% da IDR
  • Vitamina E: 10% da IDR

Além das vitaminas e minerais citadas acima o abacate ainda contém quantidades pequenas de Magnésio, Manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo, vitamina A, B1 (tiamina), B2 (Riboflavina) e B3 (niacina).

Da mesma forma, ele ainda é fonte de proteínas e contém em sua composição ácidos graxos, fibras e antioxidantes, bem como é fonte de ômega 3, ômega 6, ômega 7 e ômega 9.

Benefícios do abacate na dieta

É provável, que a cada ano que passa mais pessoas procuram emagrecer, buscando formas alternativas, como treinamentos e dietas dos mais variados tipos.

Em muitas dietas encontramos o uso do abacate. Pois, devido ao seu alto poder de saciedade, alcançado através, da presença do ácido oleico, em conjunto com as fibras, conseguem manter o corpo sem fome por até 5 horas.

Além disso, ele contém a tiamina(B1) que ajuda o corpo a metabolizar gorduras, proteínas e carboidratos. Desse modo o corpo transforma esses nutrientes em energia, ao invés de armazená-los como gordura. O que é um dos fatores essenciais para uma boa dieta.

O abacate também ajuda a na ação anti-inflamatória, isso porque é rico em vitamina E que auxilia no processo de desinflamação do corpo diminuindo as gorduras.

No entanto, para potencializar o emagrecimento, devemos aumentar o consumo de alimentos com ação antioxidante.

Dessa forma, os benefícios das vitaminas e antioxidantes presentes no abacate ajudam a acelerar o emagrecimento. 

Benefícios do abacate para saúde

  • Melhora o desempenho ao fazer exercícios físicos
  • Anti-inflamatório
  • Reduz estresse
  • Previne câncer
  • Evita a formação de gases
  • Auxilia no funcionamento do cérebro
  • Eleva a energia do corpo
  • Ajuda no controle do fluxo intestinal
  • Auxilia no emagrecimento aumentando o tempo de saciedade entre as refeições
  • Ajuda na visão
  • Ajuda no sono
  • Contribui na formação dos ossos e dentes
  • O fruto mantém o equilíbrio no organismo

Benefícios do abacate para o cabelo

  1. Nutre o cabelo
  2. Dá mais brilho
  3. Aumenta a maciez
  4. Acelera o crescimento
  5. Hidrata o couro cabeludo 
  6. Fortificante natural dos fios
  7. Ajuda a combater a queda de cabelo

Benefícios do abacate para a pele:

  • Melhora as rugas
  • Faz com que a pele fique mais brilhosa
  • Deixa a pele macia
  • Previne o envelhecimento precoce

Quais as utilidades do abacate

Embora seja utilizado na alimentação o abacate também é usado como ingrediente na fabricação de produtos estéticos tais como mascaras faciais, cremes hidratantes ou esfoliantes.

Talvez, outra utilidade do abacate não tão conhecida popularmente, seja na forma de produtos de higiene, como sabonetes e shampoos.

Assim também, como na alimentação e estética o abacate é o principal ingrediente em um produto natural de grande importância: o óleo de abacate.

Quais os benefícios do óleo de abacate

Assim como, o fruto in natura, o óleo preserva muitas propriedades benéficas à saúde e pode ser uma ótima alternativa para incluir o alimento na rotina diária. Veja a seguir os principais benefícios:

  • Ajuda a eliminar peso: o abacate possui nutrientes que ajudam a controlar os níveis do hormônio cortisol, esse tem relação com o acúmulo de gordura abdominal e com a compulsão alimentar. 
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares: o consumo ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim. O óleo ainda é importante para manter o bom nível da pressão arterial.
  • Ajuda a evitar a diabetes: a vitamina E presente no abacate ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso é importante para evitar a resistência à insulina e assim não desenvolver a diabetes tipo 2.
  • Fortalece o sistema imunológico: esse óleo é rico em antioxidantes que protegem as células do ataque de radicais livres. Por isso, ele ajuda a prevenir gripes e outras infecções.
  • Protege a próstata: entre tantas funções, o abacate ainda evita a queda na produção de testosterona. Isso é importante, pois evita um desequilíbrio hormonal e o aumento da glândula da próstata.

Como usar o óleo de abacate e aproveitar os benefícios na alimentação?

Uma das grandes vantagens do óleo de abacate na gastronomia é que ele é mais estável em altas temperaturas se comparado a outros tipos de óleos ou gorduras. Isso faz dele uma boa alternativa para fazer refogados, frituras e cozidos. Além disso, ele fica delicioso em molhos, saladas e maionese.

Atualmente o óleo de abacate por ser tão benéfico também é encontrado em fórmula de capsula nas casas de produtos naturais.

Como usar o óleo de abacate no cabelo?

O óleo de abacate pode ser usado para hidratar e fortalecer os fios de cabelo. Dessa forma ele auxilia na diminuição da queda de cabelo, pontas duplas e frizz.

Seu uso pode ser tanto como pré shampoo ou como mascara de tratamento capilar. Quem desejar ainda pode combinar ele com óleo de coco, assim potencializa a fórmula e ainda se beneficia com o perfume do coco.

Para usar todos os benefícios do óleo de abacate na pré lavagem aplique a quantidade suficiente para seu tipo de cabelo, massageando levemente e deixando agir por até 30 minutos. Em seguida lave com seu shampoo normalmente. Esse processo ajuda a proteger o cabelo durante a lavagem.

Já para usar como mascara hidratante capilar (umectação), aplique óleo de abacate no cabelo seco, espalhando o produto de forma que não atinja a raiz. Aguarde até uma hora e lave os cabelos normalmente.

Outra forma de usar o óleo como hidratante é misturar uma pequena quantidade com seu creme preferido.

Como fazer óleo de abacate caseiro:

Para fazer óleo de abacate caseiro você vai precisar de 6 abacates, confira o modo de fazer.

Modo de fazer:

Primeiro retire a polpa dos abacates usando uma colher.

Então coloque no liquidificador e bata até formar um purê.

Em seguida, leve ao fogo baixo e deixe ferver mexendo a cada 5 minutos.

Quando o óleo começar a separar, a polpa do abacate vai mudando de cor ficando mais escura, continue mexendo até a aguá do abacate evaporar, ai está na hora de retirar do fogo e coar.

Nessa etapa tome cuidado, pois tanto a polpa quanto o óleo estará em alta temperatura. Após a fervura você deve coar usando um pano limpo para separar a polpa do óleo.

O líquido obtido deve ser colocado em um vidro com tampa e conservado na geladeira.

Como guardar abacate aberto e manter os benefícios

benefícios abacate cortado

Logo após aberto, o abacate dura pouco tempo antes de começar a escurecer, devido ao contato com o oxigênio em junto com as enzimas presentes no fruto que chamamos de polifenoloxidase.

Essa reação é causada porque o abacate contém alto teor de oxidação que torna a cor da polpa mais escura.

Portanto, para evitar que isso aconteça, existem algumas dicas caseiras que podem conservar o fruto por até 30 dias.

1. Conservando abacate por 2 dias na geladeira

Como o abacate costuma ser grande, geralmente não utilizamos a fruta completa, mas se for guardado simplesmente na geladeira, ele oxida e fica como uma aparência desagradável.

Então, quando a ideia é consumir o restante da fruta em curto prazo, o ideal é passar limão na polpa e envolver em plástico filme. Dessa forma ele dura até 2 dias.

2. Truque para manter abacate uma semana na geladeira e não perder os benefícios

As metades do abacate que sobram diariamente, podem ser guardadas por até uma semana na geladeira, desde que acompanhadas de cebola roxa.

Para fazer isto, antes de tudo lave bem o abacate. Em seguida, corte a fruta ao meio, de forma que o caroço permaneça em uma das metades.

Feito isso, agora corte uma cebola roxa em 6 partes e adicione elas no fundo, de um pote hermético.

Por fim, coloque a metade do abacate que está com a casca e o caroço sobre as fatias de cebolas, de forma que o caroço fique voltado para cima. Tampe e guarde na geladeira.

Essa dica é ótima se a ideia é usar o abacate para fazer saladas, pratos salgados ou guacamole, já que apesar da cebola não ficar em contato direto com a polpa, a mesma ainda pode pegar um pouco de cheiro ou sabor.

3. Como congelar abacate

A melhor forma de guardar o abacate por longo prazo é congelando a polpa, dessa maneira a fruta conserva seus benefícios e não estraga.

Para congelar o abacate e evitar que não escureça durante o processo, o truque é usar um pouco de limão.

A polpa do abacate congelado usando limão, dura até um mês e pode ser usada para fazer receitas como doces e sobremesas.

Receita de guacamole

Enfim, deixo aqui a famosa receita de guacamole.

Afinal quando falamos em abacate logo pensamos nos benefícios, além de imaginar a comida típica mexicana que tem o nome de guacamole criada pelos povos astecas.

Que na tradução quer dizer abacate mole ou amassado a receita é simples vejamos o que você vai precisar.

Ingredientes:

  • 2 abacates maduros 
  • 1 dente de alho picado
  • 2 tomates sem pele e sem semente picado
  • 1 cebola média picada
  • 1 colher de (sopa) de coentro
  • Pimenta-malagueta sem semente picada
  • Suco de 1 ou 2 limões
  • Sal a gosto

Modo de fazer:

Primeiramente, bata a polpa do abacate no liquidificador. Em seguida, coloque o abacate processado em uma bacia e adicione os ingredientes picados, misture e de uma leve amassada. Ademais, adicione o restante dos ingredientes, temperando a gosto.

Sirva com nachos fica uma delícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *