benefícios hortelã

Benefícios do chá de hortelã

Os benefícios do chá de hortelã são muitos e suas propriedades tem vários efeitos positivos na alimentação saudável. Além disso, as folhas de hortelã podem ser utilizadas em vários outros preparos.

A hortelã, que também é chamada popularmente em alguns lugares de menta, é uma planta extremamente saborosa e fácil de cultivar, por isso é muito utilizada tanto na culinária, como para fins medicinais.

De aroma intenso, a hortelã tem grandes benefícios para a saúde, em virtude de sua facilidade de uso. Assim como ela é capaz de dar sabor e aroma as comidas, ela também proporciona frescor a bebidas.

Aliás, quem nunca experimentou suco de abacaxi com hortelã com muito gelo, deve tirar um tempinho e experimentar esta delícia.

Nesse sentido, imagine estar na praia, curtindo o verão, o mar e o sol, em boa companhia e com um coquetel super saudável, gelado e extramente saboroso de hortelã com abacaxi.

Da planta, podem ser utilizada as folhas frescas, bem como, secar as folhas a sombra para guardar e usar em outras épocas. Delas são feitas infusões ou chás, que podem ser tomados, inalados ou para usos tópicos. Além disso, erva são retirados extratos e óleos, muito usados pela aromaterapia.

19 Benefícios da Hortelã

Muito saborosa e aromática esta planta também é extremamente importante na saúde, de tal forma que, seus benefícios são enormes e seu uso popular costuma ser maior em forma de chá.

Em resumo, os benefícios do chá de hortelã, carregam com sigo as propriedades medicinais da planta, que são ótimas para prevenir, aliviar e/ou tratar alguns problemas de saúde, como:

  • Mau hálito
  • Cáries
  • Azia
  • Má digestão
  • Enjoo
  • Diarreia
  • Úlcera Gástrica
  • Dores de cabeça
  • Enxaqueca
  • Cólicas Menstruais
  • Cólicas de bebês
  • Gripes e resfriados
  • Asma e alergias
  • Coceira e irritação de pele
  • Estresse
  • Insónia
  • Dores musculares
  • Câncer

Podem parecer muitos os benefícios para uma plantinha tão pequena, mas a verdade é que ela apresenta muitas propriedades, como minerais e vitaminas que são bons aliados do organismo.

Da mesma forma entre esses minerais, destacam-se o ferro, magnésio, cálcio e potássio. Ao mesmo tempo, a erva possuí ainda antioxidantes, além de ácido fólico, ácido ascórbico, fibras e riboflavina. Além disso, entre suas vitaminas encontramos várias dodo complexo B, C, E, K e A.

Dessa maneira, suas propriedades podem ter ação antiespasmódica, diurética, analgésica, anti-inflamatória, descongestionante, expectorante, antisséptica e afrodisíaca.

1 – Melhora a Saúde Bucal

Desse modo, não podemos deixar de notar que grande parte dos cremes dentais e enxaguantes bucais, costumam ser refrescantes por conter o sabor de menta?

Isso acontece, porque a hortelã tem propriedades que ajudam a evitar o mau hálito, bem como, na prevenção das famosas cáries, que atingem os dentes.

2 – Problemas do trato digestivo

Além disso, os efeitos da hortelã, auxiliam no tratamento de problemas como náusea, vomito, azia e má digestão. No caso, da náusea, apenas sentir o aroma da planta já pode aliviar o sintoma, isso porque ela tem mentol em sua composição.

Aliás, segundo um estudo realizado na Unesp, o Mentol obtido de plantas do gênero Mentha, apresentam indicação etno farmacológica para distúrbios do trato digestório, como diarreia e úlcera gástrica.

3 – Dores de Cabeça e Enxaqueca

A hortelã também ajuda a reduzir dores de cabeça e até enxaqueca, pois tem benefícios anti-inflamatórios e analgésicos, graças a alguns óleos essenciais presentes na planta.

4 – Cóiicas Menstruais

As cólicas menstruais, certamente são um problema que afetam muitas mulheres e algumas têm dores tão fortes, que precisam recorrer a remédios, que muitas vezes também tem seus efeitos colaterais.

No entanto, o chá de hortelã pode ser muito eficaz, para aliviar os sintomas e as dores menstruais. Primeiramente por seu efeito anti-inflamatório que ajuda a diminuir o fluxo menstrual.

Em segundo lugar porque ajuda a inibir as prostaglandinas, que são substâncias que causam a contração do útero, o que gera as cólicas.

5 – Cólicas de Bebês

Por outro lado, o chá de hortelã, pode ajudar a acelerar a digestão e a diminuir os gases em bebês. Contudo, bebês e crianças não devem utilizar a planta, sem a recomendação médica, já que por ela conter Menta e outras substâncias, pode ser prejudicial a eles se ingerido de maneira erada.

6 – Amigo da memória

De acordo com um estudo feito no Reino Unido, constatou-se possíveis benefícios da hortelã em relação à cognição e humor. Assim sendo, notou-se que a hortelã-pimenta, aumenta o estado de alerta e melhora a memória.

7 – Prevenção de Aizheimer

Visto que, a hortelã possuí benefícios que estimulam a memória, ela também pode ser uma aliada na prevenção do aizheimer.

Pois, pesquisadores descobriram a alguns anos que, um extrato feito a partir de algumas substâncias retiradas da menta e do alecrim, foi capaz de melhorar a memória e o aprendizado em ratos.

8 – Tratamento de Gripes e Resfriados

A hortelã tem efeitos expectorantes, anti-inflamatório, antissépticos e descongestionante, por causa de algumas propriedades como o mentol e o ácido ascórbico. Estas propriedades, ajudam a controlar os incômodos sintomas da gripe, como congestão nasal e tosse.

9 – Problemas Respiratórios

Pessoas que sofrem com asma e outras alergias, podem aproveitar os benefícios do aroma e do chá da hortelã, pois o seu cheiro refrescante, ajuda a abrir as vias respiratórias.

10 – Efeitos Calmantes

A hortelã tem efeitos calmantes, que ajudam a reduzir o estresse e a relaxar. Assim sendo, beber uma xícara de chá, feita a partir desta planta tem benefícios que podem ajudar a ter uma boa noite de descanso.

11 – Melhora o Sistema Imunológico

A hortelã, às vezes é vista somente como um remédio fitoterápico e esquece-se de que ela também é fonte de minerais como cálcio e fósforo, além de vitaminas do complexo B, C, D e E.

Dessa forma, todas as propriedades da planta, colaboram no fortalecimento do corpo, melhorando a imunidade natural contra possíveis doenças.

12 – Alívio de Dores

Já falamos anteriormente, que a hortelã ajuda a aliviar cólicas de bebês e menstruais, além das dores de cabeça e enxaqueca, mas está planta também auxilia no combate as dores musculares, pois tem efeitos relaxantes na musculatura.

13 – Prevenção de câncer

O Mentol que é uma das substâncias presente na hortelã, tem sido apontado como tendo possíveis efeitos na prevenção de câncer, especialmente o de próstata.

14 – Perda de Peso

Por ser uma planta pouco calórica e auxiliar no bom funcionamento do trato digestivo, a hortelã também tem benefícios que ajudam a emagrecer. Como resultado seu poder diurético auxilia na perda de peso, evitando retenção de líquidos e o inchaço corporal.

15 – Colesterol

Apesar de ter folhas tão pequenas, a hortelã traz benefícios para o coração, pois ela ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim HDL ) no sangue, além de melhorar o funcionamento da bile.

16- Acne

Os benefícios do chá de hortelã, também se destacam quando o assunto são cravos e espinhas, tão comuns principalmente na adolescência.

Isso porque, ela tem efeitos antissépticos, anti-inflamatórios e antipruriginoso, que ajuda a reduzir a oleosidade da pele.

17- Brilho no cabelo

Surpreendentemente, devido as suas propriedades, o chá e o óleo de hortelã podem ajudar a fortalecer o cabelo, além de dar mais brilho e hidratação.

18 – Vermes

A planta pode eliminar parasitas como vermes, especialmente no caso da hortelã-pimenta, já que possuí propriedades vermífugas. Contudo, seu uso é desaconselhado para crianças, gestantes e lactantes.

19 – Febre

Ademais, beber uma xícara do líquido quente, ajuda a aumentar a transpiração, sendo uma defesa natural do nosso corpo, ou seja, através dela nosso organismo consegue regular a temperatura.

Além disso, se este líquido for um chá de hortelã, a bebida também tem efeitos diuréticos, desintoxicantes e analgésicos que ajudam a diminuir a febre.

Tipos de Hortelã

A hortelã pertence à família das plantas herbáceas denominadas de Lamiaceae e costuma gostar bastante de água. Dela se derivam diferentes variedades as quais tem alturas diferenciadas, podendo ter de 30 centímetros a 1,5 metros.

Os tipos de menta recebem muitos nomes populares e os mais conhecidos são a hortelã:

  • Comum(Mentha spicata)
  • Pelã-pimenta (Mentha piperita)
  • Silvestre (Mentha longifolia)
  • Da água (Mentha aquatica)
  • Japonesa (Mentha arvensis)
  • Poejo (Mentha pulegium)
  • Branca (Mentha suaveolens)
  • Da-ribeira (Mentha cervina)

Cada variedade da planta, pode apresentar diferenças em suas propriedades em relação as outras, mas de modo geral, ambas apresentam benefícios similares.

Usos da Hortelã

A hortelã tem um aroma e uma refrescância natural, de tal forma que, costuma agradar muitos paladares.

Aliás, ela é tão popular, que atualmente, além dos chicletes e balas que já são comercializados há muito tempo nesse sabor, temos até palito dental, com a ponta mentolada.

Por se tratar de uma planta extremamente versátil, suas folhas podem ser consumidas frescas ou secas e dela também são feitos extratos, chás e óleos.

Seu uso podem ser para fins medicinais, através da aromaterapia e da fitoterapia, além de ser utilizada pela culinária, para dar sabor ou aromatizar diferentes receitas, bem como para enfeitar pratos gastronômicos.

As receitas que levam hortelã trazem muitos benefícios em sua composição e podemos dividir eles em pelo menos três categorias:

Fitoterapia: No caso da fitoterapia, uma das mais antigas terapias conhecidas, esta planta pode ser usada sozinha ou em conjunto com outras plantas fitoterápicas, visando a prevenção e tratamento de doenças.

Aromaterapia: Esta técnica é muito utilizada para aliviar alguns problemas indesejados como insónia, estresse e até para amenizar sintomas de resfriados. A aromaterapia utiliza diferentes partes das plantas, e delas são retirados os óleos essenciais, assim como os óleos vegetais.

Gastronomia: Já na culinária, seu uso se dá tanto em receitas salgadas quanto em receitas doces, bem como pode ser utilizada apenas para fins estéticos, dando beleza e cor a acabamentos de comidas e sobremesas.

Receitas com Hortelã

Com tantas aplicações diferentes, fica quase impossível deixar de experimentar a hortelã e de aproveitar seus benefícios para a saúde. Portanto, vamos aprender a preparar algumas receitas que levam está planta em sua composição.

Bebidas com Hortelã

A hortelã pode ser adicionadas aos sucos e proporcionam um sabor mais refrescante, ideal para serem utilizadas nos dias mais quentes do ano.

Além disso, estes sucos também combinam bem com o famoso tererê ou simplesmente adicionando umas folhas da planta na cuia para um bom chimarrão gaúcho.

Das folhas ainda pode se fazer chá, que tem muitos benefícios em relação à saúde. A infusão pode ser utilizada para tomar e até para uso tópico. Veja algumas sugestões de preparo de bebidas com a planta:

Suco de Abacaxi Refrescante com Hortelã

Ingredientes:

  • 1 abacaxi descascado
  • 10 folhas de hortelã
  • 2 litros de água gelada
  • açúcar de demerara ou estévia a gosto (opcional)

Modo de Fazer:

Primeiramente em um liquidificador, adicione o abacaxi cortado em cubos, as folhas de hortelã e 500ml de água e bata até ficar bem triturado. Logo após, coloque o restante da água e adoce se necessário, batendo no liquidificador por mais alguns

segundos. Sirva em seguida.

Dica: A casca de abacaxi, é uma ótima aliada do emagrecimento, aprenda a usar todos os seus benefícios e a preparar receitas de sucos, shakes e chás clicando aqui!

Suco de limão com hortelã

Ingredientes:

  • 3 limão Taiti
  • Folhas de hortelã (a gosto)
  • Açúcar de demerara ou estévia (a gosto)
  • 500mldeágua

Modo de Fazer:

Primeiramente, pegue os limões já lavados, corte-os no meio e esprema o suco. Logo após bata num liquidificador, o suco, a água, a hortelã e adoce a gosto. Sirva com bastante gelo.

Suco detox com couve, laranja e menta

Ingredientes:

  • 2 folhas médias de couve manteiga
  • 1 maçã média sem sementes
  • 1 laranja descascada sem sementes
  • 2 ramos de hortelã
  • 200 ml de água gelada

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até obter uma mistura homogênea. Beba em seguida.

Suco detox de melancia com hortelã traz muitos benefícios

Ingredientes:

  • 300 gramas de melancia picada sem sementes
  • 6 folhas grandes de hortelã
  • gelo a gosto

Veja também: 5 Benefícios da água no emagrecimento!

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes, incluindo o gelo no liquidificador e bata por 30 segundos. Sirva em seguida.

Chá de hortelã

Ingredientes:

  • 10 folhas de hortelã
  • 250ml de água quente

Modo de fazer:

Lave as folhas de hortelã, coloque em uma xícara e adicione a água quente. Deixe em infusão de 5 a 10 minutos, então coe e beba.

Veja também: Suco de salsa – Efeito Detox!

Chá de hortelã e gengibre

Ingredientes:

  • 10 folhas de hortelã
  • 1 pau de canela
  • 1 cm de raiz de gengibre
  • 250 ml de água

Modo de Fazer:

Em uma panela adicione todos os ingredientes e deixe ferver por 5minutos. Coe e beba em seguida. Esta bebida fica também fica muito saborosa gelada.

Chá de alecrim e hortelã

Ingredientes:

  • 1 ramo pequeno de alecrim
  • 15 folhas de hortelã
  • 1 litro de água

Modo de Fazer:

Primeiramente aqueça a água até o ponto de ebulição, após desligue o fogo e adicione o alecrim e a hortelã. Deixe descansar por 5 minutos, coe e sirva.

Chá de menta com Limão

  • 2 colheres de sopa de hortelã seca
  • 300 ml de água
  • Suco de meio limão
  • Açúcar de demerara a gosto (opcional)

Modo de Fazer:

Primeiramente ferva a água, após coloque a hortelã em uma xícara e despeje a água quente sobre ela. Deixe em infusão por 5 há 10 minutos, coe e acrescente o suco de limão. Adoce a gosto, acrescente gelo e beba em seguida.

Receitas Salgadas com Hortelã

Para os cozinheiros(as), amantes da boa comida, buscar inovação e aproveitar ao máximo as qualidades dos alimentos frescos pode ser desafiador. A hortelã, pode ser um ingrediente surpreendente e proporcionar benefícios nos preparos e uma explosão de sabor até mesmo em receitas salgadas, confira algumas sugestões a seguir.

Salada de batata com hortelã

Ingredientes:

  • 4 batata média
  • 3 ovos cozidos e descascados
  • 2 colher de sopa de óleo de girassol
  • 1 gema
  • 5 folhas de hortelã + raminho para enfeitar
  • 2 colher de sopa de salsa picada
  • vinagre, sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer:

Primeiramente cozinhe as batatas até ficarem macias, escorra a água, descasque e pique.

Em segundo lugar, em um liquidificador ou mixer, coloque os ovos cozidos sem casca, o óleo, a gema, as 5 folhas de hortelã, 2 rodela de 1 cm cada de batata cozida e os temperos a gosto (sal, pimenta, e vinagre). Bata até obter uma

mistura cremosa e firme (caso o creme tenha ficado muito grosso, adicione um pouquinho de água).

Logo após, coloque as batatas picadas em uma bacia refratária, com a salsinha picada e despeje o creme do liquidificador.

Com auxílio de uma colher mecha bem, acerte o vinagre e os demais temperos se for necessário.

Enfeite com ramo de hortelã e sirva gelada, acompanhada de carne assada e arroz branco.

Bolinho de carne moída com hortelã

Ingredientes:

  • 500g de carne moída
  • 10 folhas de hortelã picadas
  • 2 colheres de sopa de temperinho verde picado
  • 1 ovo
  • 2 colheres de farinha de trigo integral
  • sal, pimenta a gosto

Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes em uma bacia, e mecha bem, até ficar bem misturado. Logo após faça bolinhas e frite em óleo quente. Sirva acompanhado com purê de batata-doce e salada verde.

Frango assado com hortelã

Ingredientes:

  • Meio frango inteiro
  • Folhas de hortelã a gosto
  • 3 dentes de alho
  • Sal, cúrcuma e pimenta a gosto
  • 3 colheres de sopa de óleo de oliva

Veja também: Os benefícios da cúrcuma na saúde!

Modo de fazer:

Pré aqueça o forno a 250°C.

Pique a hortelã e o alho, adicione os demais temperos, juntamente com o óleo e misture.

Com a carne descongelada, faça pequenos cortes aleatórios no frango e tempere com a mistura feita anteriormente, certificando-se de adicionar o tempero inclusive dentro dos cortes.

Enrole em papel alumínio, coloque em uma assadeira e leve para assar no forno a 250°C por aproximadamente 1:15 h.

Logo após retire o papel alumínio e retorne o frango ao forno, até dourar.

Sirva acompanhado de arroz a grega e salada de tomate.

Dica: O tempo de forno, pode variar de acordo com o tamanho do frango.

Panqueca Verde com Espinafre e Menta

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • colheres de sopa de folha de hortelã picada
  • 1 xícara de chá de espinafre cru
  • sal a gosto
  • Manteiga para untar.

Modo de fazer:

Primeiramente  bata  todos  os  ingredientes  em  liquidificador,  menos  a  manteiga  e  se  necessário  adicione  mais  leite.

Enquanto isso, pegue uma frigideira e unte com um pouquinho de manteiga ou óleo de oliva.

Agora, coloque uma pequena porção da massa na frigideira e deixe dourar dos dois lados.

Repita o processo até acabar o restante da massa.

Sirva com o recheio de sua preferência.

Receitas Doces com Hortelã

Certamente, a hortelã ganhou a maior fama pelo mundo, quando descobriu -se os beneficios do frescor ao adicionar pela primeira vez junto ao sorvete, mas seu sabor e refrescância também podem ser ótimos para combinar com outras sobremesas, confira algumas sugestões de receitas com a planta.

Sorvete Refrescante com Hortelã

Ingredientes:

  • 500 ml de leite
  • 15 folhas de hortelã frescas
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 abacate
  • 100g de chocolate ao leite picado

Modo de Fazer:

Primeiramente, em uma panela, adicione o leite e as folhas frescas, leve ao foque até começar a ferver.

Desligue e aguarde uns 5 minutos.

Logo após, coloque o leite coado em um liquidificador, com o leite condensado, o creme de leite e o abacate. Bata, até obter uma mistura bem homogênea.

Leve para congelar até a mistura ficar firme.

Após esse tempo, coloque o sorvete em uma batedeira e até ficar cremoso, é importante que o sorvete não degele demais.

Agora misture o chocolate picado e leve ao freezer até endurecer.

Sirva e bom apetite.

Picolé de frutas com Hortelã

Ingredientes:

  • 500 ml de chá de hortelã gelado (adoce a gosto)
  • 2 abacaxi
  • 3 kiwis
  • 1 fatia de melancia

Modo de fazer:

Primeiramente, pique as frutas e coloque nas forminhas de picolé, fazendo 3 camadas, sendo 1 de melancia, a outra de kiwi e a última de abacaxi.

Em seguida, posicione o palito de picolé, e complete com o chá gelado.

Então com tudo pronto, leve para congelar, por aproximadamente 6 horas.

Passado esse tempo desenforme e bom apetite.

Musse de chocolate branco e hortelã

Ingredientes:

  • 400 gramas de chocolate branco derretido
  • 400g de creme de leite gelado
  • 2 colheres de sopa de leite gelado
  • 3 claras
  • 5 folhas de hortelã

Modo de fazer:

Derreta o chocolate branco em banho maria e reserve.

Primeiramente, coloque as folhas de hortelã, 100 gramas de creme de leite e as 2 colheres de leite. Então bata no liquidificador ou em um mixer, por alguns segundos, até fica homogêneo.

Em seguida use uma batedeira para bater as claras até ficarem em ponto de neve. Então adicione a mistura do liquidificador e o restante do creme de leite e bata por mais alguns minutos.

Por fim, adicione o chocolate derretido, ao creme da batedeira e misture delicadamente.

Leve para gelar, por aproximadamente 6 horas, decore com folhas de hortelã e sirva.

Como plantar hortelã e ter os benefícios sempre a mão

Está é uma planta rasteira, com raízes pouco profundas e muito fácil de cuidar. Geralmente ela prefere ambientes claros e ensolarados, assim como de um solo úmido.

Ela deve ser protegida de ventos fortes, além de geadas ou frios intensos, que podem queimar suas folhas.

O solo para plantar hortelã, pode ser preparado com uma mistura de adubo orgânico e terra, bem como de substrato pronto. O adubo orgânico pode ser esterco curtido, húmus de minhoca ou matéria orgânica decomposta.

Ao mesmo tempo que as mudas, estes adubos, costumam ser comercializados em agropecuárias, ou podem ser obtidos através de uma composteira, para quem tem espaço na residência.

Com o fim de plantar a erva, basta pegar um dos seus galhos (pode ser até dos pacotinhos prontos vendidos em feiras) e enterra- ló na horizontal, na terra pré preparada, mantendo ela sempre úmida. Após algum tempo, a planta irá crescer e se espalhar lateralmente.

Ademais, por ser uma planta que gosta de se espalhar, no caso de vasos, de preferência a jardineiras, ou potes largos e poucos profundos.

Cuidados com o uso da hortelã

Por se tratar de um alimento natural, o uso da hortelã costuma ser muito seguro e benéfico para saúde.

No entanto, ela é contraindicada para crianças, gestantes e lactantes ou para pessoas que tenham alguma reação alérgica a algum dos seus componentes, especialmente no caso de óleos essenciais, extratos e chás.

De modo geral, tudo em exagero, costuma deixar de ser benéfico à saúde, então moderação no consumo, tanto de chás como alimentos naturais e até mesmo processados é sempre importante.

Dessa forma, é sempre recomendado buscar orientação médica antes do uso.

Conclusão

Em resumo, a hortelã é uma planta extremamente, versátil, com muitos benefícios a saúde, já que apresenta propriedades importantes, tanto na prevenção como no tratamento de enfermidades.

Ao mesmo tempo, que das folhas pode-se preparar remédios fitoterápicos, seu uso também se dá na culinária, na forma de tempero, suco e até mesmo sobremesas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *