benefícios tomate

Benefícios do tomate

Os benefícios do tomate vão muito além do sabor, cor e aroma que ele proporciona as mais diversas receitas e pratos elaborados nos mais diferentes países!

Isso, porque o tomate traz muitos benefícios a saúde, já que contêm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, além de muitas vitaminas, minerais e fibras essenciais para uma vida mais saudável.

Conhecendo os benefícios do tomate

Antes de tudo, devemos saber que este fruto é rico em vitaminas A, C, K e do complexo B. Da mesma forma, sua composição ainda conte licopeno, fibras, fósforo, magnésio, ferro, potássio, ácido fólico e cobre.

Agora uma lista, dos benefícios deste camarada para a saúde, acompanhe:

  • Prevenção contra câncer: O tomate por seu efeito antioxidante, ajuda na proteção contra a doença, especialmente no caso de câncer de próstata e mama.
  • Aliado do emagrecimento: os efeitos diuréticos do tomate, o faz um ingrediente quase que indispensável do prato, de quem busca redução de peso.
  • Saúde dos ossos: O ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, é um importante aliado da formação dos ossos e músculos.
  • Diminuir dores crônicas: por ter efeitos anti-inflamatórios, este fruto pode auxiliar na diminuição de dores crônicas.
  • Prevenção de doenças cardiovasculares: as fibras ajudam a diminuir o colesterol ruim(LDL), o que torna o tomate um aliado da saúde do coração.
  • Diabetes: O tomate ajuda reduzir os níveis de açúcar no sangue.
  • Melhora a imunidade: A vitamina C presente no tomate, ajuda a fortificar o sistema imunológico, tornando assim, o corpo mais resistente a doenças, como gripes e resfriados.
  • Prevenção de Alzheimer: A vitamina C, assim como licopeno, são nutrientes importantes para prevenir esta doença.
  • Proteção da pele: Os benefícios do tomate, também se estendem a pele, já que o licopeno deixa esta mais resistente aos raios do sol e assim também ajuda a prevenir ou amenizar as famosas rugas.
  • Prevenção de anemia ferropriva: Grande parte deste tipo de anemia, acontece por falta de ferro na alimentação. O tomate entra como aliado, justamente por conter vitamina C, que faz com que o ferro dos alimentos seja melhor absorvido pelo organismo.

Contraindicações do Tomate

Infelizmente algumas pessoas devem evitar o consumo de tomate, como é o caso de quem tem diverticulite, gastrite, pedras renais e alergias.

No caso da diverticulite, as sementes que o fruto apresenta podem piorar as crises, mas antes usar e de excluir o tomate da comida, converse com um médico.

Agora, para quem sofre com gastrite, saiba que o tomate é um fruto ácido e essa acides aumenta, quando ele é aquecido. Acides e gastrite realmente não combinam, então é interessante moderar no consumo e evitar molhos.

Já no caso de cálculos renais causados pelo oxalato de cálcio, pode ser importante remover as sementes do tomate, antes de consumi-lo. Isso, porque, as sementes apresentam oxalato de cálcio em sua composição.

Por último, mas ainda importante, está as alergias. Quem sofre com alergia, causada pelo tomate, deve evitar seu uso e é claro, buscar aconselhamento médico.

Receitas com Tomate

forma de aproveitar os benefícios do tomate na culinária

Só de falar em tomate, já dá até água na boca! Por isso, separamos algumas receitas para aproveitar os benefícios do tomate de várias formas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *